Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exposição : Amato Lusitano (1511-1568)

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00

Amato Lusitano foi o nome pelo qual a Europa renascentista conheceu o ilustre médico português de ascendência judaica, João Rodrigues...

De:

Local: Biblioteca Nacional de Portugal         
Campo Grande, 83- Lisboa- Portugal 
 

Amato Lusitano
foi o nome pelo qual a Europa renascentista conheceu o ilustre médico português de ascendência judaica, João Rodrigues, cujos principais passos biográficos se conhecem através das suas próprias obras. Formado na Universidade de Salamanca, para onde se deslocara, muito jovem ainda, com vista a fazer aí os estudos preparatórios, recebeu licença para exercer medicina aos 18 anos.  

Regressado a Portugal entre 1529 e 1534, exerceu medicina em Lisboa, porém a crescente perseguição aos judeus obrigou-o a partir para Antuérpia e aí publicou a sua primeira obra, Index Dioscoridis, em 1536, permanecendo no ambiente clínico e científico flamengo até partir para Itália.
Em 1541 fixa-se primeiro em Ferrara, onde leccionou na Universidade e fez a descoberta da circulação do sangue e descreveu pela primeira vez as válvulas venosas; em 1547 vai para Ancona, onde cura a irmã do Papa Júlio III; passa por Veneza, onde o embaixador do imperador Carlos V, Diego de Mendoza, é assistido por João Rodrigues.
Chamado a Roma em 1550 para tratar do estado de saúde do próprio papa, entre inúmeras personalidades ilustres, cura também de doença D. Afonso de Lencastre, embaixador português nessa cidade. Regressou a Ancona em 1552 e aí permaneceu até 1555, altura em que os emissários do novo papa João IV ordenaram a expulsão de todos os judeus, sendo obrigado a fugir para Pesaro, abandonando finalmente a Itália em 1556 rumo a Ragusa (então capital da importante república independente de Ragusa, actual Dubrovnik croata) e em 1559 fixou-se na cidade macedónia de Salónica, à época sob o domínio Otomano e na qual permaneceu até à morte, vítima de um surto de peste.
  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página