Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Universidade de Coimbra fecha parceria com Universidade do Rio para a Coleção Brasiliana da Biblioteca Joanina

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00

Carlos Fiolhais, Francisco Caruso, Adílio Jorge Marques, Lorelai Kury, Célia Cristina da Silva Tavares, Ricardo Vieiralves de Castro (Textos). Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o padre inventor. Rio de Janeiro: editora Andrea Jakobsson Estudio Editorial & Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj, 2011. (Coleção Perfis de Notáveis Brasileiros) 


Trata-se do primeiro volume de uma coleção de perfis de brasileiros notáveis que estudaram na Universidade de Coimbra. Bartolomeu Lourenço de Gusmão (Santos, 1685 — Toledo, 18 de novembro de 1724) foi um sacerdote secular, cientista e inventor nascido capitania de São Vicente, jesuíta, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de "passarola". Cognominado o "padre voador", é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial. A presente edição é composta por uma apresentação e quatro capítulos assinados por cinco autores que introduzem e refletem sobre os manuscritos relativos a Bartolomeu de Gusmão acompanhados de iconografia variada, que inclui até selos comemorativos e foto do Zeppelin no Rio de Janeiro.
Como um índice em prosa, a apresentação vem assinada por Ricardo Vieiralves de Castro, Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que conta como a Coleção Brasiliana da Biblioteca Joanina foi criada, expõe a razão da importância do livro, e insere o leitor no contexto dos ensaios que se debruçam sobre Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o padre inventor. 
Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o físico Carlos Fiolhais  assina o capítulo em que se apresenta a Biblioteca Joanina, assim denominada por ter sido construída por D. João V, contemporâneo de Bartolomeu de Gusmão e cúmplice do padre no projeto de voar.  O capítulo é uma revelação sobre Portugal no século XVIII.
Outros dois físicos, Francisco Caruso e Adílio Jorge Marques, assinam o capítulo que posiciona o leitor na ciência do século XVIII, demostrando como Bartolomeu de Gusmão transitou pelos conceitos naturais e científicos da época e foi o pioneiro da física aplicada nas Américas.
A historiadora Lorelai Kury, por meio de uma pesquisa rigorosa, redescobre Bartolomeu Lourenço de Gusmão e os mitos construídos em torno de sua história, apesar das poucas fontes existentes para sua biografia. O texto certamente será referência crítica sobre a historiografia do padre precursor do voo em balões.
A historiadora Célia Cristina da Silva Tavares assina o capítulo sobre a ação da inquisição portuguesa no século XVIII. Numa análise histórica cuidadosa, disserta sobre a perseguição aos cristãos-novos e a relação da Inquisição com Bartolomeu de Gusmão. 
O projeto gráfico do livro foi assinado por Victor Burton, o layout traz manuscritos reproduzidos em tamanho real em pequenos folders acondicionados em uma bolsa na quarta capa.       

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página