Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exposições Itinerários indígenas em exibição no Arquivo Nacional até Março

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 12h06 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 12h14

A exposição Itinerários indígenas apresenta os caminhos percorridos por cronistas, religiosos, naturalistas, militares, fotógrafos, antropólogos e administradores, em seu contato com os indígenas aos quais impuseram cartografias, língua, cultura, crenças, leis e, não raro, a violência física. Em exibição no Arquivo Nacional até março de 2018, é a primeira já realizada na instituição inteiramente dedicada ao tema dos povos indígenas.

Organizada em dois módulos, com cerca de 200 documentos pertencentes ao acervo do Arquivo Nacional, a exposição compreende os séculos XVI e XX. Exibe originais como o Diretório dos índios, estabelecido pelo marquês de Pombal, e Constituição de 1934, primeira a fazer menção aos povos indígenas. Completa a exposição o vídeo Descaminhos, elaborado a partir de filmes e fotografias de várias épocas, que aborda a vida dos indígenas desde a chegada dos europeus até as imagens e vozes contemporâneas de índios que descrevem a imensa dificuldade em enfrentar latifundiários, grandes empresas, agentes públicos, em busca de segurança e sobrevivência.

Itinerários indígenas está também em exibição, desde o dia 14 de dezembro de 2017, no Centro de Estudos Brasileiro da Universidade de Salamanca (http://www.cebusal.es/el-centro-de-estudios-brasilenos-inaugura-una-exposicion-que-repasa-la-huella-indigena-en-el-archivo-nacional-de-brasil/)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página