Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional reconhecido como patrimônio documental da humanidade e do Brasil do Programa Memória do Mundo Brasil da Unesco

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 12h11 | Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 12h56

Em 2017, o Arquivo Nacional teve reconhecido como patrimônio documental da humanidade e do Brasil do Programa Memória do Mundo Brasil da Unesco a Correspondência original dos governadores do Pará com a Corte. Cartas e anexos. Trata-se de um conjunto manuscrito composto por 24 volumes no período entre 1764 e 1807 que descreve aspectos fundamentais da política colonial para a Amazônia estabelecida por Sebastião José Carvalho e Melo, marquês de Pombal. É um registro único do projeto luso-brasileiro, um verdadeiro mapa do império ultramarino; uma história das capitanias do Pará e Maranhão e de sua configuração administrativa. Os documentos coligidos nesse códice se referem à vida dos povos indígenas, ao comércio, à transformação das aldeias em vilas, à enumeração de produtos em mapas da tesouraria dos índios, reveladora de uma economia local. A exploração científica da natureza, a coleta de plantas e animais vivos ou mortos, o envio de anil, a presença indígena e de escravos nas expedições, o saber ilustrado, a confecção e envio de coleções de história natural, as listagens e remessas estão inscritas na maior parte dos volumes, entre os quais em quatro deles pontifica a viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira.

O Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoW promove a preservação e o acesso ao patrimônio documental - arquivístico e bibliográfico - da humanidade, criando, assim, uma consciência da sua existência e importância.

registrado em:
Fim do conteúdo da página