Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > II Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte - USP, 10 a 13 de junho de 2013
Início do conteúdo da página

II Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte - USP, 10 a 13 de junho de 2013

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 17h52 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h34
Apresentação

Geografia, literatura e arte: que bela tríade para ensejar uma conversa sobre ciência, arte e a vida. As interfaces e potencialidades que este diálogo tem aberto para os geógrafos têm frutificado na forma de trabalhos e grupos de pesquisa que têm buscado inspiração, conhecimento e, porque não, emoção nas páginas das mais diferentes literaturas, e nos suportes mais variados da arte.

Inicialmente mais ligada ao campo da geografia humanista cultural, hoje transcende o escopo de uma orientação teórico-metodológica da geografia, colocando-se de forma abrangente por todo o campo da ciência geográfica, em direção aos seus limites e interfaces.

Este evento é uma conjunção de esforços que passaram a se cruzar a partir da criação do Grupo de Pesquisa Geografia, Literatura e Literatura (USP/CNPq), em 2011, na cidade de Goiânia, no encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia (ANPEGE). Sua primeira edição, realizada em junho de 2010 na cidade de Salvador, no entanto, remonta ao esforço de professores da Universidade Federal da Bahia, que há quase duas décadas mantém uma disciplina no mestrado em Geografia sobre Geografia, Literatura e Cidade, além dos trabalhos não sistemáticos produzidos pelo Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (UFF/CNPq).

Estes vários esforços, que se tornaram muito numerosos na última década, difundiram-se por todo país, onde dissertações, teses e outros trabalhos têm sido feitos e publicados, aumentando em muito o conjunto dos autores, abordagens, gêneros, tempos e espaços literários visitados. Outras artes como cinema, fotografia, música e dança, entre outras, também, têm atravessado a porta aberta pela literatura, permitindo aos geógrafos novos caminhos de pensar e de fazer geografias.

Este II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte/I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte reúne pesquisadores e tendências, visando tanto a aproximação pelo diálogo, quanto o aprofundamento das discussões epistemológicas. Para isso, convidamos todos a sentar-se à mesa, e partilhar das possibilidades de pensar, fazer e ser.

Sessões temáticas
  1. Geografia, Literatura e Arte: epistemologia, crítica e interlocuções
  2. Educação, Arte e Geografias: linguagens em (in) tens(ç)ões
  3. Imaginário, Espaço e Cultura: geografias poéticas e poéticas geográficas
  4. Estética, Poética e Narrativa: entre fluidez e permanências nas artes
  5. Espaço, Sujeito e Existência: diálogos geográficos das artes
Datas importantes

Divulgação: janeiro de 2013.

Envio de trabalhos completos: até 31 de março de 2013 para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Divulgação dos trabalhos aprovados: 30 de abril de 2013 em http://geoliterart.blogspot.com.br/

Texto informado pelo autor

registrado em:
Fim do conteúdo da página