Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Programa Memória do Mundo – MOW Brasil 2017
Início do conteúdo da página

Programa Memória do Mundo – MOW Brasil 2017

Publicado: Domingo, 15 de Julho de 2018, 09h59 | Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 12h52
 

A última edição do Programa Memória do Mundo – Mow Brasil – contemplou três conjuntos documentais pertinentes ao período colonial: O testamento do Senhor Martim Afonso de Sousa e de Sua Mulher Dona Ana Pimentel, apresentado pela Universidade Federal de Minas Gerais; o Formulário Médico: manuscrito atribuído aos Jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba, apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz e a Correspondência Original dos Governadores do Pará com a Corte. Cartas e anexos (1764-1807), apresentado pelo Arquivo Nacional.

A importância do códice 99, que integra alguns temas desenvolvidos no site O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira foi assim sintetizada no dossiê de candidatura:

“A Correspondência original do Pará com a Corte distribui-se em 24 volumes no período entre 1764 e 1807 e descreve aspectos fundamentais da política para a Amazônia encetada a partir do reinado de d. José I pelo seu ministro Sebastião José Carvalho e Melo, marquês de Pombal, e continuada sob d. Maria I. Por ser dirigida diretamente a Lisboa, ela evidencia a especificidade da região no âmbito da América portuguesa, apartada da centralidade que se construía em torno do Rio de Janeiro. Um quadro da Ilustração lusa no âmbito da crise do sistema colonial e do Antigo Regime, um mapa do império ultramarino; uma história das capitanias do Pará e Maranhão e de sua configuração administrativa, o códice apresenta, de modo privilegiado, os temas da história natural, do comércio colonial e das populações indígenas, secundados pela viagem de Alexandre Rodrigues Ferreira, a criação do Horto Botânico de São José, o tráfico de escravos, a delimitação das fronteiras com a América espanhola, a presença das ordens religiosas. Dotada de organicidade, a correspondência é um índice do cotidiano dessa parte da Amazônia e, principalmente, um documento do projeto luso-brasileiro, entre tantos aspectos visíveis nesse registro único, raro e de grande abrangência.”

O registro nacional do Programa Memória do Mundo foi inaugurado em 2007 e sua criação se deu com o objetivo de “assegurar a preservação das coleções documentais de importância mundial, por meio de seu registro na lista do patrimônio documental da humanidade, democratizar o seu acesso e criar a consciência sobre a sua importância e a necessidade de preservá-lo".

O edital do MOW Brasil 2018 está aberto ao recebimento de candidaturas até 31/7/2018

 

Fim do conteúdo da página