Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sugestões biblográficas

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 12h08 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 18h10

ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotasmulheres da colônia: condição feminina nos conventos e recolhimentos do sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: UNB, 1993.

ANJOS, João Alfredo dos. A roda dos enjeitados: enjeitados e órfãos em Pernambuco no século XIX. Dissertação de mestrado em História/UFPE, 1997.

SALGADO, Graça. Fiscais e Meirinhos - administração no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1985.

ARAÚJO, Cíntia Ferreira. A caminho do céu: a infância desvalida em Mariana (1800-1850). Dissertação de mestrado em História/Unesp, 2005.

ARIES, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Abandonadas nas soleiras das portas: a exposição de crianças nos domicílios de Sorocaba, séculos XVIII e XIX. Cativeiro e Liberdade, n. 4, Rio de Janeiro: UFRJ/UFF, 1996.

______. Viver e sobreviver em uma vila colonial, Sorocaba: séculos XVIII e XIX. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.

BRÜGGER, Sílvia M. J. Minas patriarcal: família e sociedade (São João Del Rei, século XVIII-XIX). São Paulo: Annablume, 2007.

______. Crianças expostas: um estudo da prática do enjeitamento em São João del Rei, séculos XVIII e XIX. Topoi, Rio de Janeiro, v. 7, n. 12, p. 116-146, jan.-jun., 2006.

CAVAZZANI, André Luiz M. Um estudo sobre a exposição e os expostos na Vila da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba. Dissertação de mestrado em História/UFPR, 2005.

COATES, Timothy J. Degredados e órfãs: colonização dirigida pela coroa no império português. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998.

DAMASCENO, Nicole de O. A. Ser exposto: "a circulação de crianças" no termo de Mariana (1737-1828). Dissertação de mestrado em História/Ufop, 2011.

FARIA, Sheila de Castro. A colônia em movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

FRANCO, Renato. A piedade dos outros: o abandono de recém-nascidos em uma vila colonial, século XVIII. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

______. Pobreza e caridade leiga: as Santas Casas de Misericórdia na América portuguesa. Tese de doutorado em História/USP, 2011.

GANDELMAN, Luciana Mendes. Mulheres para um império: órfãs e caridade nos recolhimentos femininos da Santa Casa de Misericórdia (Salvador, Rio de Janeiro e Porto - século XVIII). Tese de doutorado em História/Unicamp, 2005.

GEREMEK, Bronislaw. A piedade e a forca: história da miséria e da caridade na Europa. Lisboa: Terramar, 1986.

GUEDES, Ana Isabel Marques. Os colégios dos meninos órfãos (sécs. XVII-XIX). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2006.

HESPANHA, António M. Imbecillitas: as bem-aventuranças da inferioridade nas sociedades de Antigo Regime. São Paulo: Annablume, 2010.

LOPES, Eliane Cristina. O revelar do pecado: os filhos ilegítimos na São Paulo do século XVIII. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1998.

MARCÍLIO, Maria Luíza. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 2006.

MESGRAVIS, Laima. A assistência à infância desamparada e a Santa Casa de São Paulo: a roda dos expostos no século XIX, Revista de História, São Paulo, v. III, n. 103, p. 401-403, 1975.

MOREDA, Vicente Pérez (coord.). Expostos e ilegítimos na realidade ibérica do século XVI ao presente: atas do III Congresso da ADEH. Porto: Afrontamento, 1993.

NASCIMENTO, Alcileide Cabral do. A sorte dos enjeitados: o combate ao infanticídio e a institucionalização da assistência às crianças abandonadas no Recife (1789-1832). São Paulo: Annablume, 2008.

PAULA, Thiago do Nascimento Torres de. Teias de caridade e o lugar social dos expostos da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação: capitania do Rio Grande do Norte, século XVIII. Dissertação de mestrado em História/UFRN, 2009.

PEREIRA, Ana Luíza de Castro. O sangue, a palavra e a lei: faces da ilegitimidade em Sabará, 1713-1770. Dissertação de mestrado em História/UFMG, 2004.

PINTO, Antônio Joaquim Gouveia. Compilação das providências, que a bem da criação, e educação dos expostos ou enjeitados que se tem publicado, e acham espalhadas em diferentes artigos de legislação pátria, a que acrescem outras, que respeitando o bom regime, e economia da sua administração, e sendo com tudo filhas das mesmas leis, tem a experiência provado a sua utilidade. Ordenada em resumo pelo bacharel Antônio Joaquim de Gouveia Pinto; para benefício dos mesmos expostos, utilidade do Estado, e auxílio dos administradores e magistrados, a quem está entregue semelhante administração. Lisboa: Impressão Régia, 1820 (Com licença).

PRAXEDES, Vanda Lúcia. A teia e a trama da fragilidade humana: os filhos ilegítimos em Minas Gerais 1770-1840. Dissertação de mestrado em História/UFMG, 2003.

RUSSELL-WOOD, A. J. R. Fidalgos e filantropos: a Santa Casa da Misericórdia da Bahia, 1550-1755. Brasília: UNB, 1981.

SÁ, Isabel dos Guimarães. Abandono de crianças, infanticídio e aborto na sociedade portuguesa tradicional através das fontes jurídicas. Penélope - fazer e desfazer a história, n. 8, 1992.

______. A circulação de crianças na Europa do Sul: o caso dos expostos do Porto no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian/JNICT, 1995.

SALGADO, Graça. Fiscais e meirinhos: a administração no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1985.

SILVA, Jonathan Fachini da. Os filhos do destino: a exposição e os expostos na freguesia de Madre de Deus de Porto Alegre (1772-1837). São Leopoldo. Dissertação de mestrado em História/Unisinos, 2014.

SOUZA, Laura de Mello. Norma e conflito. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

VENÂNCIO, Renato Pinto. Infância sem destino: o abandono de crianças no Rio de Janeiro no século XVIII. Dissertação de mestrado em História/USP, 1988.

______. Famílias abandonadas: assistência à criança de camadas populares no Rio de Janeiro e em Salvador - séculos XVIII e XIX. São Paulo: Papirus, 1999.

______ (org.). Uma história do abandono de crianças: de Portugal ao Brasil, séculos XVIII-XX. São Paulo/Belo Horizonte: Alameda/PUC-MG, 2010. 

Fim do conteúdo da página